Aprenda a harmonizar vinhos e carnes

Diversos fatores podem contribuir para a harmonização, como o sabor dos alimentos – salgado, doce, amargo, azedo, umami, quantidade de gordura, acidez e doçura do vinho, entre outros. E quando pensamos em harmonização de vinhos e carnes, logo vem à nossa mente a combinação de vinho tinto com carne vermelha. Mas será que é sempre assim?

Para não errar na harmonização de vinhos e carnes, é fundamental avaliar a quantidade de gordura de cada corte, o sabor e a maciez, além do preparo de cada receita. Por isso, hoje trouxemos algumas dicas para harmonizar vinhos e carnes para facilitar a sua escolha.

 

Quais os critérios para a harmonização de vinhos e carnes?

Sabor dos alimentos

 

Nossas papilas gustativas conseguem distinguir cinco sabores. São eles:

  •  Salgado;
  • Doce;
  • Azedo;
  • Amargo;
  • Umami – sabor que pode ser encontrado em produtos como cogumelos, molho de soja e alguns caldos.

 Além disso, a língua consegue perceber diversas sensações, como temperatura, quantidade de gordura, picância, entre outras. Com isso, conseguimos entender quais os itens presentes nas carnes e nos vinhos e descobrimos uma melhor forma de harmonização.

 

Acidez e doçura do vinho

Vinhos mais doces ajudam a disfarçar a quantidade de sal e a acidez dos alimentos. Já os vinhos com maior teor de acidez são excelentes para harmonizar com carnes mais gordurosas e intensificam pratos mais ácidos.

Presença de taninos

 Os taninos são os que tornam um sabor mais amargo e são associados à complexidade e corpo do vinho. Eles são ótimas opções para harmonizar com pratos gordurosos, pois pratos mais leves podem anulá-los.

 

Dicas de harmonização de vinhos e carnes

Agora que você já sabe alguns critérios utilizados para a harmonização de vinhos e carnes, confira algumas combinações que irão te surpreender: 

Contrafilet e Malbec

O contrafilet é uma carne com textura macia, fibrosa e com um bom nível de gordura e, por isso, combina com um vinho mais encorpado e com baixa acidez.

Picanha e Cabernet Sauvignon

A suculência da picanha, com o alto teor de gordura e maciez, combina com um vinho com nível de acidez mais elevado.

Filet Mignon e Pinot Noir

 O filet mignon é uma carne macia, com baixo teor de gordura e suculenta e combina bem com vinhos de corpo mais leve.

Além disso, é possível harmonizar o vinho com o tipo de preparo da carne. Por exemplo, carnes cozidas geralmente combinam com vinhos com acidez mais elevada e taninos marcantes.

Já carnes grelhadas harmonizam bem com vinhos como os malbecs, pois são mais encorpados e discretamente ácidos.

Na hora de fazer a harmonização de vinhos e carnes, teste novas combinações e siga seus instintos, pois podem trazer resultados surpreendentes e muito agradáveis!

Gostou das dicas de harmonização de vinhos e carnes? Então continue acompanhando o nosso blog e nossas redes sociais, pois iremos trazer ainda mais dicas para você!

 

Open chat