Não existe combinação melhor para as noites frias do que vinhos e queijos, não é mesmo? É uma das melhores épocas para criar harmonizações surpreendentes e para degustar essas delícias. Mas pra muita gente fazer essa harmonização não é uma tarefa fácil e gera muitas dúvidas.
Por isso, preparamos algumas dicas de harmonização de vinhos e queijos para te ajudar a montar uma mesa saborosa e deixar sua noite ainda mais especial.
Queijos frescos e cremosos
Nesta categoria entram os queijos como ricota, cream cheese, muçarela de búfala, burrata e outros com pouco ou nenhum tempo de maturação e que são consumidos logo após a sua fabricação. Eles são úmidos, cremosos e macios e possuem uma acidez natural.
Para harmonizar vinhos e queijos frescos, escolha aqueles mais leves e refrescantes, como alguns tipos de vinhos rosés ou brancos.
Queijos de mofo branco
Esses tipos de queijos possuem uma crosta externa criada por fungos e por dentro são cremosos. Alguns exemplos são os queijos brie, camembert e coulommiers e revelam sabores terrosos. Por isso, escolha vinhos tintos, de preferência aqueles que possuam notas de terra em seu sabor, como o Pinot Noir e o Gamay, ou vinhos brancos não muito trufados.
Queijo de massa dura
Aqui entram queijos como Grana Padano e parmesão, que passam por um longo período de maturação e, por possuírem uma alta duração, podem ser preservados por anos. Na hora de harmonizar vinhos com queijos de massa dura opte por aqueles que são mais encorpados, envelhecidos e robustos, como algumas opções de vinhos tintos.
Queijos com olhaduras
Sabe aqueles furinhos que vemos em alguns queijos? Eles são chamados de olhaduras. Podemos citar como exemplos de queijos com olhaduras o emmental, gruyère e madrigal. Esses tipos de queijos são mais adocicados e harmonizam bem com vinhos tintos, como Pinot Noir.
Queijos azuis
Os queijos azuis, como gorgonzola, stilton, roquefort e saint agur, possuem um sabor único, intenso e picante e textura cremosa e quebradiça. Em seu processo de fabricação, são utilizados fungos de coloração azulada ou esverdeada.
Para fazer a harmonização de vinhos e queijos azuis, sugerimos os brancos frutados ou aqueles tintos mais envelhecidos e estruturados, com acidez controlada.
Dicas importantes para a harmonização de vinhos e queijos
Para que uma harmonização entre vinhos e queijos seja bem sucedida, é importante avaliar alguns fatores e características de sua produção. Por isso, confira algumas dicas básicas para te ajudar na escolha do vinho e do queijo:
- Vinhos mais ácidos combinam com queijos com um maior teor de gordura;
- Vinhos mais suaves pedem queijos mais moles e leves;
- Queijo com alto teor de sal ou amargos harmonizam bem com vinhos brancos;
- Vinhos mais encorpados e robustos caem super bem com os queijos com textura mais dura;
- Já aqueles queijos muito maturados combinam com vinhos de igual intensidade.
Além de todas essas dicas, a harmonização de vinhos e queijos precisa seguir o seu gosto pessoal. Então, aproveite para criar suas próprias combinações e curtir as noites frias de uma forma mais especial!